sábado, 12 de maio de 2007

DEBATES ? .... PARTICIPAÇÃO ? ......

Este fim-de-semana realizam-se quase todos os debates entre as Moções com vista à V Convenção Nacional do BE.

Pela primeira vez, 4 Moções submetem-se a uma Convenção Nacional e o que se vê é uma COC que parece estar muito pouco preparada para proporcionar um ambiente propício a um debate alargado, sereno e acessível a todas e a todos.

As datas dos debates não favorecem uma opção pensada e reflectida dos militantes perante as 4 opções. Os debates estão a desenrolar-se na véspera ou no dia limite para a apresentação de listas de candidatos a delegados!!

Talvez por causa disso é que a participação dos bloquistas nos debates tem estado a ser muitísssimo reduzida na quantidade e na qualidade. Se fosse possível somar o número de presenças nos diversos debates e comparar o resultado com o número de presenças na V Convenção talvez se pudesse chegar a algumas conclusões esclarecedoras ...

A actual direcção do Bloco, tem preparado o BE para uma situação de pouca pluralidade de pouca afirmação de correntes de opinião ... O aparecimento de 4 moções foi uma situação imprevista para a actual direcção e para a COC! Foi pena não terem sido apresentadas mais moções ...

Os debates pré-Convenção mostram a absoluta necessidade de abrir o BE aos movimentos sociais, dotando-o de uma organização que permita a livre e espontânea afirmação dos seus aderentes e de todas as pessoas e grupos que querem agir dentro do Bloco para a afirmação de uma alternativa socialista. Chega de organizações que só favorecem a maioria, que ostracizam as minorias e canalizam todas as energias para o cenário parlamentar!

João Pedro Freire
Aderente 141

Um comentário:

OBJECTIVO: SOCIALISMO! disse...

Ao contrário do que tenho ouvido afirmar nos diferentes debates a que tenho assistido e em que tenho participado a exigência de maior democraticidade dentro do Bloco não constitui uma forma de vitimização por parte dos subscritores da Moção D.
De facto, a forma como o Regulamento da V Convenção está elaborado, não contribui muito para incentivar a participação democrática no mais importante orgão do Bloco.
Bem sei que quendo se entra num jogo, nos submetemos às regras existentes, mas isso não implica que estas sejam isentas de criticas, especialmente quando não tivemos a minima possibilidade de contribuir para a sua elaboração.
Que fique claro que, as preocupações dos subscritores da Moção D, são apenas ajudar a um mais eficiente, transparente e democrático funcionamento do Pasrtido-Movimento em que estamos inseridos de corpo inteiro.
Ferreira dos Santos

Site Meter