quarta-feira, 6 de junho de 2007

CANAL PÚBLICO COM CRITÉRIOS PRIVADOS ...

Isto é, de facto, uma vergonha!

Mas relembrem o que a então Moção D à V Convenção Nacional, propôs:

"Um debate a quatro, em nome do serviço público
A luta interna no CDS/PP tem possibilitado aos democrata-cristãos um tempo de antena largamente imprevisto.
Na verdade, o regresso à “cena política” de Paulo Portas escancarou ao CDS/PP as portas da Comunicação Social, nomeadamente as da televisão. Se as privadas fazem, ao fim e ao cabo, o que muito entendem em nome das audiências, por muito reprováveis e pouco éticos que sejam alguns dos seus métodos, a RTP não deveria permitir-se a esse luxo. Sublinhe-se que estamos a falar de um partido que, nas últimas legislativas, somou 416.415 votos (7,25%).
Mas, se nesta matéria, o comportamento da RTP estiver adequado ao conceito de “serviço público”, então resta ao Bloco de Esquerda, através da Comissão Organizadora da V Convenção, solicitar à RTP semelhante tratamento, organizando um debate entre os primeiros subscritores das quatro moções apresentadas à Convenção. Afinal de contas, o Bloco de Esquerda obteve, nas últimas eleições legislativas, 364.909 votos (6,35%)…
Os problemas do CDS/PP são todos intestinos e pessoais, e resumem-se a uma mera luta pelo poder, ao passo que os do Bloco de Esquerda são iminentemente políticos. Entre o espectáculo do apelo ao consumo do telespectador e o debate responsável sobre propostas relevantes para o país e para a Esquerda Socialista, a RTP não pode emitir juízos de valor, aplicar dois pesos e duas medidas. (post em 16 de Abril de 2007)

Convém lembrar que da parte da COC e da parte das restantes Moções à Convenção nada se ouviu sobre esta proposta da Moção D!

Diríamos que quem se põe a jeito ...

É claro que subscrevemos a queixa que o Bloco apresentou à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC). São absolutamente miseráveis os critérios obtusos que os principais orgãos de comunicação social usam para cobrirem iniciativas sociais, políticas e culturais que não interessam aos accionistas dos grandes grupos que controlam os media ... E será uma tendência que se agravará, a avaliar pelo andar da carruagem ... Mesmo na RTP que ostenta o título de "canal público"!?

Nenhum comentário:

Site Meter