sábado, 6 de outubro de 2007

CAMARA DE LISBOA: onde está a INDEPENDENCIA política do Bloco?

Esta notícia está no portal do Bloco:

Está-se a configurar uma coligação PCP/PSD/Carmona", diz Pedro Soares
O coordenador do grupo municipal de Lisboa do Bloco reagiu ao comunicado divulgado na sexta-feira pelo PCP, que acusava o Bloco de recusar a entrada no quadro de pessoal da Câmara de trabalhadores avençados. "O PCP mente", responde Pedro Soares, e deixa o alerta: "Está-se a configurar uma coligação PCP/PSD/Carmona Rodrigues que é uma coisa que eu pensava impossível".


E a seguinte está no blogue do bloquista Rui Faustino:

BLOCO DE ESQUERDA CONGRATULA-SE COM DESPEDIMENTOS NA CML...

Ambas versam um mesmo assunto: a situação profissional dos trabalhadores da Câmara de Lisboa.

Mas para além do drama dos trabalhadores da CML, o que salta como evidente é a acção do Bloco na Câmara de Lisboa, depois do acordo PS/Sá Fernandes: o grupo bloquista na CML, através do seu coordenador, já adopta o discurso egocentrista de quem é poder. Ou seja, parece que o Bloco se entrincheirou, com António Costa, no poder camarário e agora vê todas e todos os que estão contra como uma perigosa coligação!

Isto para além de NÃO ESCLARECER o que se passará com os trabalhadores da CML, no que diz respeito ao que é descrito na posta de Rui Faustino no seu blogue.

É preocupante o que se passa, tendo em conta a preservação da necessária independência política do Bloco na CML ! Sente-se que o BE parece que passou a andar a reboque das necessidades de preservação do acordo entre António Costa e Sá Fernandes ...

João Pedro Freire

Um comentário:

OBJECTIVO: SOCIALISMO! disse...

Os aderentes do Bloco de Esquerda,independentemente de terem, ou não estado de acordo com a aceitação de responsabilidades no governo de Lisboa, por parte do partido em que estão filiados, devem exigir explicações sobre a forma como estas responsabilidades estão a ser exercidas.Pelos jornais foi afirmado que cerca de 400 trabalhadores da CMLisboa, a trabalhar com recibos verdes irão ser dispensados. Interessa saber se são, de facto prestadores de serviços eventuais (verdadeiros recibos verdes) ou falsos recibos verdes, isto é trabalhadores que cumprem horários, com subordinação hierarquica e utilizando meios da CMLisboa, que deverão integrar os quadros de pessoal com todas as regalias dos outros trabalhadores.
Esta é a informação que deve ser dada aos bloquistas, sem a qual não é possivel tirar conclusões. Até lá só se popderá dizer que o BE não deve contribuir para aumentar o número de desempregados.
Se os trabalhadores estão ao serviço da CMLisboa é porque são necessários e por isso devem integrar os quadros de pessoal, se não estão a trabalhar deve ser muito bem explicado o que estão a fazer e quem os admitiu.

Ferreira dos Santos

Site Meter