sexta-feira, 20 de julho de 2007

A História repete-se?

Pela segunda vez, em muito pouco tempo, proponho a leitura de um texto de Miguel Portas.

Admito, até pelo relativamente curto espaço de tempo, que há alguma coincidência nas "fontes" de informação (leia-se, agências de informação e textos de reflexão publicados na Internet) a que ambos recorremos. O que houver por defeito será por minha conta, como é evidente.

Mas este faz-de-conta que o Hamas não ganhou eleições, ditas e avalizadas pelo chamado mundo ocidental de "livres e democráticas", faz-me muita comichão na cabeça. Ao tempo de Nixon e da guerra do Vietname era eu menino calcinha, mas li pelo caminho umas coisas... Só que tudo aconteceu tal e qual como George W. Bush se apressa a ensaiar!

Será que a História se repete?

Paulo F. Silva

Um comentário:

OBJECTIVO: SOCIALISMO! disse...

Infelizmente, todos sabemos como ,com uma enorme frequência, as eleições são tão pouco democráticas,nomeadamente nas zonas mais conflituosas so planeta, não por razões que possam ser levadas contra a democracia, mas, precisamente, por escassez desta.
Constitui mais um motivo de vergonha para o chamado ocidente "tão democrático", a ultrapassagem de situações onde ocorreram eleições, para a instalação dos seus interesses.
A tentativa de apoiar e incentivar a divisão que se instalou entre os Palestinianos, por parte do Império e dos seus lacaios, só irá contribuir para um alargamento cada vez maior das hostes do radicalismo chamado islâmico.
Ao mesmo tempo, o ocidente "democrático" continua a levar ao colo regimens como da Arábia Saudita ou do Paquistão, que podem ser acusados de tudo menos de democráticos.
São as contradições do Império que é necessário denunciar a cada momento.

Ferreira dos Santos

Site Meter